III SEMINÁRIO DE CASOS ESPECIAIS


III SEMINÁRIO DE CASOS ESPECIAIS
Tema: Perdas e Viuvez

A angústia de ter perdido, não supera
a alegria de ter um dia possuído”
Santo Agostinho.

 
Com a alegria da ressurreição de Cristo, a Pastoral Familiar da Arquidiocese da Paraíba, através do Seu Setor de Casos Especiais, percebendo a necessidade de acompanhar famílias e pessoas que vivenciam os diversos tipos de perdas tais como separações e divórcios, com atenção especial aos casos de viuvez, decidiu promover o III Seminário do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar, com o tema "Perdas e viuvez”, que realizar-se-á em 19 de maio de 2019, das 08 às 16 horas no Auditório do Centro de Tecnologia do Campus I da UFPB em João Pessoa-PB.

O Seminário terá como palestrantes Vinícius e Márcia Calado. Ela é psicóloga, agente da Pastoral Familiar e coautora do livro "PERDAS e VIUVEZ, Partilhando vida” e tem como objetivo preparar os agentes da Pastoral Familiar para atendimento e acompanhamento às famílias, formando grupos de pessoas que tiveram algum tipo de perda, mais especificamente os casos de viuvez, trazendo novas perspectivas e maneiras de lidar e aceitar essas perdas, através do conteúdo que vai ser apresentado e das dinâmicas a serem vivenciadas.

A obra na qual se baseia o tema a ser desenvolvido, reúne textos dos autores que passaram pela experiência da dor da perda do cônjuge. Ela se situa na perspectiva de esperança e aborda questões a serem trabalhadas pela Pastoral Familiar, como a dor da separação, o verdadeiro sentido da vida, o sentimento de perda e as dificuldades de superar uma separação.

Por se tratar de um tema tão presente no cotidiano de cada um de nós e considerando a dinâmica do evento, a Pastoral Familiar, exercendo um trabalho de Pastoral Orgânica e de Conjunto, acolherá com afeto, participantes de outras pastorais, movimentos, serviços e pessoas solteiras, viúvos(as), separados(as), divorciados(as), jovens e todos que tenham dificuldade de lidar com essa realidade.

O valor do investimento é de R$ 15,00 por pessoa, para custear lanche e materiais como pasta, caneta, crachá, impressos, som, materiais de limpeza, mão de obra de limpeza, entre outros custos. 

As inscrições deverão ser preenchidas, impreterivelmente, até o dia
15/05/2019, através de um aplicativo acessível por celular ou computador, através do link https://forms.gle/DpKwnLkCHP7dvUQF8 . 

Os Coordenadores de Foranias e Paróquias, ou Agentes por eles designados, estarão presentes nas missas, de preferência fardados, para dar informações, fazerem as inscrições e receberem os valores destas, fornecendo no ato um comprovante de pagamento. É importante que antes das missas, os Agentes solicitem ao Pároco ou Vigário de suas paróquias para dar aviso sobre o evento e que esses agentes se fazem presentes para dar informações e fazerem as inscrições. 

As vagas serão limitadas, por isso daremos prioridade aos agentes da Pastoral Familiar e aos inscritos que não são agentes, cujas inscrições tenham sido pagas, pela ordem de registro de inscrição até o limite das vagas, controlado em tempo real, razão pela qual, os agentes deverão fazer suas inscrições com a maior antecedência possível. 

Para dirimir quaisquer dúvidas, favor entrar em contato conosco através dos telefones/whatsapp (83) 9.9132-8554 e 9.8118-8295 com Manoel e Judy ou (83) 9.8805-7224 e 9.8873-7834 com Adauto e Rosirene. 

Cordialmente,

João Pessoa, 23 de abril de 2019.


Padre Carlos Emanuel Cardoso de Lima 
Assessor Eclesiástico Arquidiocesano da Pastoral Familiar

Manoel e Judy 
Coordenadores Arquidiocesanos
 
Adauto e Rosirene
Coord. Arquid. Setor Casos Especiais

Humberto e Ivanilda
Secretários Arquidiocesanos

Postagem em destaque

Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial

 O Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar da Arquidiocese da Paraíba apresenta o itinerário de Preparação para a Vida Matrimonial.  Segu...